Brasil

Famosos nas urnas: de jornalistas a ex-Fazenda e ex-paquita, conheça as celebridades que disputam as eleições de 2026

Apresentadores, atores, ex-participantes de reality shows e personalidades da internet estão transformando fama em candidatura nas eleições deste ano. A lista de nomes conhecidos da televisão e das redes sociais que buscam um cargo eletivo é extensa e reúne perfis dos mais variados estilos e origens.

📺 Apresentadores e jornalistas

A jornalista e apresentadora Rachel Sheherazade, que comandou o telejornal SBT Brasil por quase uma década e participou do programa A Fazenda, estreia nas urnas como candidata a deputada federal por São Paulo pelo PSD. Já Geraldo Luís, conhecido por apresentar o Balanço Geral e o Domingo Show, concorre pela primeira vez a deputado federal por São Paulo pelo Avante. A apresentadora Antonia Fontenelle tenta retornar à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro pelo PSDB, após ter os direitos políticos restabelecidos pela Justiça Eleitoral em abril.

→ Clique aqui e entre em nosso grupo de whatsapp

→ Clique aqui e entre em nosso grupo de whatsapp

Outros nomes da televisão também entram na disputa: Sikêra Júnior, que ficou conhecido pelo programa Alerta Nacional, é candidato a deputado federal por São Paulo pelo Republicanos; José Luiz Datena, do Brasil Urgente, busca uma vaga na Câmara também por São Paulo; e Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos, deixou o comando do programa infantil Sábado Animado para concorrer a deputada federal por São Paulo pelo PSD.

🎭 Atores e personalidades da cultura

O ator e diretor José de Abreu, com mais de cinco décadas de carreira, estreia nas urnas como candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo PT. O galã de novelas Humberto Martins também concorre pela primeira vez, buscando uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro pela Democracia Cristã. Na mesma legenda, a ex-paquita Andréa Sorvetão disputa uma cadeira na Câmara, enquanto seu marido, o cantor Conrado, concorre a deputado estadual.

🏠 Do reality show ao Congresso

Os ex-participantes de programas de televisão são presença marcante nas eleições de 2026. Jean Wyllys, vencedor do BBB 5 e ex-deputado, filiou-se ao PT e tenta voltar à Câmara, agora por São Paulo. Adrilles Jorge, do BBB 15 e atual vereador de São Paulo pelo União Brasil, também busca uma vaga federal. Estreiam nas urnas Matteus Amaral, o “Alegrete”, finalista do BBB 24, como candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Sul pelo PP, e a atriz Gyselle Soares, vice-campeã do BBB 8, que disputa uma cadeira pelo Piauí também pelo PP. Já Vivian Amorim, vice-campeã do BBB 17, é candidata a deputada estadual pelo Amazonas pelo União Brasil.

Outros nomes conhecidos de realities também entram na corrida: Val Marchiori, do programa Mulheres Ricas, disputa uma vaga de deputada federal por São Paulo pelo Republicanos; e Paulo Angelito, do programa Aeroporto: Área Restrita, é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo PSB.

🌐 Da internet para o plenário

Personalidades que viralizaram na rede também decidem disputar cargos públicos. A influenciadora Inês Brasil, conhecida por seus bordões e vídeos virais, filiou-se ao PSB e é candidata a deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Manoel Gomes, autor do hit “Caneta Azul”, concorre a deputado federal por São Paulo pelo Avante. E o músico MC Darlan, autor de paródias populares entre torcedores do Vasco, filiou-se ao PSB e disputa uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

“A presença de celebridades na política é um fenômeno recorrente em eleições. Cantores, apresentadores, atores e personalidades da internet aproveitam a projeção conquistada diante do público para transformar fama em votos.”

As convenções partidárias já definiram a maioria das candidaturas, e o registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral deve ser concluído até o dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios